A escola e a lição de casa

A lição de casa é um instrumento de aprendizagem, conheça sua importância.

O aluno fica mais independente quando faz atividades em casa (Foto: Divulgação)

O aluno fica mais independente quando faz atividades em casa (Foto: Divulgação)

A lição de casa sempre é assunto de discussão entre alunos, pais e a escola. Escolas têm opiniões diversas sobre o assunto, alunos quase que em regra não gostam das atividades extraclasse e os pais ficam no meio da briga.
O primeiro ponto que alunos e pais precisam compreender é que os estudos não podem parar ao sair dos portões da escola. A rotina de estudos deve continuar, daí a importância do dever de casa.

Objetivo da lição de casa

A lição de casa tem como objetivo preparar o aluno para novos conhecimentos, aprofundar os conhecimentos já aprendidos ou ainda treinar os conhecimentos adquiridos. Além de ser um desafio para aluno organizar-se e resolver questões pedagógicas fora do ambiente escolar.
Tem como resultados secundários a melhora da capacidade de concentração e organização, ajudando o aluno a desenvolver autonomia e criatividade para solucionar conflitos.
É através da atividade feita sozinha, em casa, que é possível analisar as dúvidas, deficiências  e dificuldades que os alunos tiveram ou terão sobre algum conteúdo, para que sejam elaboradas ações para suprir as deficiências.
Através da lição de casa os pais podem acompanhar os conteúdos aprendidos pelos alunos e também ser companheiro nas atividades dos filhos.

A família deve se envolver na vida escolar sem interferir nos resultados da lição de casa (Foto: Divulgação)

A família deve se envolver na vida escolar sem interferir nos resultados da lição de casa (Foto: Divulgação)

A família ajudando na lição de casa

A família pode e deve acompanhar a vida escolar dos filhos, mas  hipótese nenhuma deve fazer a lição de casa para o aluno. Deve-se auxiliar tirando duvidas, mas é importante que o educando faça as atividades sozinho para que as dificuldades apresentadas pelo aluno sejam reconhecidas pelos professores.
A ajuda deve vir sem trazer a resposta das atividades indicando por exemplo o uso de dicionários, locais de pesquisa etc.
É importante lembrar que se a atividade está sendo passada para o aluno é porque ele tem capacidade intelectual para resolve-la sozinha.
Os pais podem incentivar o aprendizado e verificar se a lição de casa está sendo feita.

Aviso: O EM6 respeita as diversidades das opiniões, gostos e estilos e expõe a sua opinião com base no artigo da matéria. Ficam aqui as nossas opiniões de acordo com nossas pesquisas e experiências. Caso tenha alguma observação a ser feita, entre em contato.